28 de março de 2024
Cotidiano

Evento científico esclarece sobre vacinação em gestantes e puérperas

O regramento para imunização das gestantes e puérperas tem estado em debate no Brasil. O tipo de imunizante e o período ideal para aplicação são alguns dos direcionamentos que foram modificados recentemente. Para um melhor entendimento e aprofundamento do tema, a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) promove um Webinar com o tema: “Atualização da vacinação contra Covid-19 na gravidez”. O evento virtual ocorrerá nesta quinta-feira, 15, às 19h, com transmissão pelo YouTube.

A atualização científica será coordenada pelo presidente da Sogorn, Robinson Dias de Medeiros, e terá como convidada Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, mestre e doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela FMRP/USP e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de Glasgow/Escócia.

Nesta última semana, o Ministério da Saúde voltou a recomendar a imunização de grávidas sem comorbidades a partir dos 18 anos e direcionou que os imunizantes aplicados em gestantes devem ser o da Pfizer e a CoronaVac. Já as que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca deverão tomar a segunda dose da mesma vacina após o puerpério, que é o período de até 45 dias após parto.A alta letalidade da Covid-19 no Brasil, quando atinge uma mulher grávida, chama atenção para um maior cuidado com esta população, por isso a urgência do tema. Segundo dados do Ministério da Saúde, enquanto entre a população em geral a letalidade está em 2%, em gestantes chega a 10%.

“Este webinar será um momento importante para os profissionais que atuam no cuidado com a mulher. Teremos uma explanação científica sobre a imunização, onde poderemos melhor entender os efeitos, a atuação da vacina no corpo. Desta forma, estaremos munidos de bom conhecimento científico para melhor conduta e orientação para com as pacientes”, evidencia Robinson Dias Medeiros, presidente da Sogorn.