19 de abril de 2024
PoderPolítica

Ex-presidente da Transpetro cita em delação mais de 20 políticos beneficiados com doação legal, oficial e registrada à Justiça

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse, em delação premiada, que fez doação em forma de propina a mais de 20 políticos de partidos como PT, PMDB, PP, DEM, PSDB e PSB. Segundo o delator, os recursos eram originários da construtora Queiroz Galvão.

Machado disse que repassou doações eleitorais para financiar a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012, atendendo pedido do Presidente em Exercício, Michel Temer. Também figuram na lista de beneficiados, o governador em exercício do Rio Francisco Dornelles, para o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para o senadores Agripino Maia (DEM-RN), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Ainda foram citados os deputados federais Jandira Feghali (PCdo B-RJ), Luiz Sérgio (PT-RJ), Heráclito Fortes (PSB-SE), Walter Alves (PMDB-RN), Felipe Maia (DEM-RN), a ex-ministra Ideli Salvatti (PT-SC), o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra (PE), já falecido, e o ex-deputado Edson Santos (PT-RJ).

Detalhe: As doações repassadas aos políticos citados na delação de Machado, partindo da Queiroz Galvão, foram devidamente registradas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto são oficialmente legais e de acordo com a Lei Eleitoral.