24 de abril de 2024
Cidades

Feira virtual destaca potencial de Caicó para os negócios criativos

Foi aberta no último dia 30 de novembro a Feira Caicó Criativa, primeira edição da Feira Virtual de Economia Criativa de Caicó. O evento tem como tema: “Botija – caça aos tesouros criativos” e a programação reúne debates, palestras, oficinas, mostras e apresentações culturais, tudo pela página www.caicocriativa.com.br/feira.

Ao todo são 38 convidados, personalidades referências em diversos setores da cultura e da economia criativa, que se dividem em debates sobre turismo cultural e gastronomia, patrimônio e memória, artesanato, moda, música, cordel, literatura, teatro popular de bonecos, artes cênicas, artes visuais e audiovisual.

 “A Feira Caicó Criativa também destaca muitas produções culturais que foram lançadas esse ano com apoio dos editais da Aldir Blanc e de Economia Criativa do Sebrae, mostrando os diversos talentos de Caicó”, explica Leianne Régia, empreendedora do Caicó Criativa.

 A Feira Caicó Criativa foi contemplada no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN 2021 e também contou com atividades presenciais, entre elas a oficina sobre design para artesãos, envolvendo participantes da Caicó Mostra Caicó, e oficina de Fashion Film para alunos do curso de Moda do IFRN Caicó.

A programação também traz uma Caminhada Histórica Virtual de Caicó, com o guia de turismo Paizito Dantas, e as oficinas virtuais de gastronomia, com os cozinheiros caicoenses Rosineide Medeiros (Restaurante Brilhante), Ivete Cabral (@dicascomcharme) e Halyson Dantas (@rangobom), que aprontaram receitas especiais com carne e queijo.

“Além de debater as oportunidades que temos em Caicó para os negócios criativos, queremos que a Feira Caicó Criativa contribua para iniciarmos um inventário sobre as nossas referênciais culturais. E a expectativa é que no próximo ano a Feira passe a acontecer de forma presencial”, destaca Diego Vale, coordenador da Feira. 

A Feira é uma realização do portal Caicó Criativa, produção da Sostô e Referência Comunicação, patrocínio do Sebrae-RN, apoio do IFRN Caicó e SESC RN. A programação fica disponível durante todo o mês também no canal do YouTube do Caicó Criativa.