A programação do Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural Brasileiro – traz no dia 28, às 14h, a mesa temática “A Festa de Sant’Ana e sua história”, tendo como expositores Padre Gleiber Dantas de Melo e a professora aposentada da UFRN, historiadora Maria das Dores Medeiros.

Na mesa temática será abordada a história da devoção a Santa Ana, considerando uma cronologia de fatos. Um fato histórico é sobre a instalação da povoação em 07 de julho de 1735, quando houve bênção de imagem de Santa Ana, pelo padre Messias José Pereira. A imagem encontra-se em nicho lateral da Catedral de Sant’Ana.

Na divulgação dos festejos deste ano de 2020, a Paróquia de Sant’Ana traz “mais de 272 anos de fé e tradição no sertão do Seridó”, onde a professora Maria das Dores Medeiros, que integra a mesa temática do Fórum, destaca o fato de que a festa teria sido celebrada desde o início de 1700, considerando que no ano de 1699 foram concedidas indulgências a Capela da Senhora Sant’Ana.

Padre Gleiber Dantas de Melo, destaca que o início da construção da primitiva Capela de Santa Ana, ocorreu em 1695, e também defende que a devoção ultrapassa 300 anos. “Somente como paróquia, contamos 272 anos, mas, em termos de devoção, podemos dizer que já estamos há 325 anos de devoção do povo do Seridó à Santa Ana, à Santa mãe da Virgem Maria”, explica o sacerdote.

O Fórum da Festa de Santana de Caicó – Patrimônio Cultural Brasileiro é uma realização da Agência Referência e FUNARTE, em parceria com UFRN, IPHAN, IFRN e Paróquia de Sant’Ana. A transmissão será on-line para os inscritos através da Avaproex e também poderá ser visualizado no site www.festadesantanadecaico.com.br.

Dorinha Historiadora - Foto: Collecione

Dorinha Historiadora – Foto: Collecione