29 de março de 2024
Política

Fotos: TRE-RN realiza diplomação de candidatos eleitos nas Eleições 2018

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fez a entrega dos diplomas aos 39 candidatos eleitos no Rio Grande do Norte nas Eleições Gerais de 2018. Realizada no Teatro Riachuelo, no Shopping Midway Mall, a cerimônia de diplomação confirma que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos. O evento reuniu 1.300 convidados para prestigiar o ato solene de diplomação.

Os diplomas foram assinados pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, e entregues a Maria de Fátima Bezerra, no cargo de Governadora, Antenor Roberto Soares de Medeiros, no cargo de vice-Governador, os senadores eleitos Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos e Eann Styverson Valetim Mendes e os suplentes Alisson Taveira Rocha Leal, Margarida Brandão Fernandes de Araújo, Manoel Júnior Souto de Souza e Manoel Roberto Silva Rego. Também receberam os diplomas os 08 deputados federais e os 23 deputados estaduais eleitos em outubro deste ano. O 24ª diploma de deputado estadual que seria entregue era para Sandro Pimentel (PSOL), mas foi suspenso por decisão judicial.

O presidente do TRE-RN proferiu o seu discurso e ressaltou a alegria em concluir todas as etapas das Eleições 2018. “A culminância do processo eleitoral dá ao TRE-RN a certeza do dever cumprido num pleito que se apresentou como um dos mais importantes da contemporaneidade política. Cumprimos a nossa missão”, afirmou. O presidente do TRE-RN também parabenizou a sociedade pela participação no pleito. “Parabenizo o eleitor norte-riograndense pela postura no processo eleitoral, destacando a forma pacífica e ordeira no exercício da cidadania, tendo sido o RN um dos estados mais tranquilos destas eleições gerais”. Por fim, Glauber Rêgo saudou os candidatos eleitos, desejando pleno sucesso em sua missão. “Busquem respeitar a vontade do povo por meio de uma atuação condizente com os ditames constitucionais e norteada por valores éticos e morais, na defesa da democracia e dos valores da República”, concluiu.

Momento Cultural

Durante a solenidade de diplomação, o Grupo de Dança da Companhia Soraya Lima, formado por 12 bailarinos com Síndrome de Down abrilhantaram o evento com apresentação de três clássicos do cinema. O artista plástico Vagner Autuori, que já realizou exposições em diversos países, pintou uma tela enquanto ocorria a sessão. Inspirado pelo estilo impressionista com uso de espátula e óleo sobre tela, o quadro pintado pelo artista será doado para o acervo da nova sede do TRE-RN. Além disso, ocorreu a execução do hino nacional por membros da Polícia Militar.

A mesa oficial da solenidade foi composta pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, pelo Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, pelos membros da corte eleitoral, pela Procuradora Regional Eleitoral, Cibele Benevides, e pela Diretora Geral do TRE-RN, Simone Mello. Além disso, também contou com a presença do atual vice-governador do estado, Fábio Dantas (PSB), representando o Poder Executivo; do atual presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, representando o Poder Legislativo; e do presidente do Tribunal de Justiça do RN, Expedito Ferreira, representando o Poder Judiciário.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), também participou da solenidade, bem como o suplente de senador, Jean-Paul Prates (PT).

A posse de todos os candidatos eleitos acontece em janeiro e fevereiro de 2019.

Fotos: Elias Medeiros