20 de abril de 2024
Diversos

Funasa/RN entrega R$ 25 milhões em melhorias a 91 municípios

Na próxima segunda-feira a FUNASA/RN realizará um evento onde serão doados planos municipais de saneamento básico para 56 cidades potiguares. Essa ação, no valor de R$ 9,9 milhões de reais, é considerada estratégica, pois os municípios que não tiverem plano não poderão receber recursos federais a partir de 2023.

Por isso, a FUNASA/RN financia a confecção desses planos para os municípios por meio de uma parceria com a UFRN, considerada a melhor boa prática encontrada na fundação em todo o Brasil. Além dos 56 municípios que já receberão o plano acabado na solenidade, outros 10 assinarão acordos de cooperação técnica para ingressarem no programa, e outros 49 estão em fase de acabamento, cobrindo 70% dos municípios do Estado.

Além disso, serão doados projetos de engenharia para a implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para outros 45 municípios, somando 10,2 milhões em investimento. Os municípios beneficiados farão parte da Carteira de Projetos da FUNASA e terão prioridade no recebimento de recursos da autarquia.

Também serão entregues cientificados de conclusão de obras de saneamento básico para 5 municípios: são 132 banheiros, uma usina de reciclagem para catadores e um sistema de esgotamento sanitário. Os projetos concluídos atendem a milhares de cidadãos norte-rio-grandenses e foram financiados com recursos da Funasa, entidade vinculada ao Ministério da Saúde, no valor total de 5 milhões de reais. A Superintendência da FUNASA no Rio Grande do Norte é considerada uma das melhores regionais do órgão no Brasil.