20 de abril de 2024
Sem categoria

G1 – Primeiro parque eólico da Petrobras entra em operação comercial no RN

Do G1, em São Paulo

O Parque Eólico de Mangue Seco, da Petrobras, passou a operar comercialmente na última terça-feira (1º) no Rio Grande do Norte, com o início do funcionamento da usina Juriti. O primeiro parque eólico da Petrobras é composto pelas usinas Potiguar, Cabugi e Mangue Seco, que já estavam operando, além da Juriti.

De acordo com a empresa, o parque eólico consumiu investimentos da ordem de R$ 424 milhões e entrou em operação comercial oito meses antes do compromisso assumido com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os contratos de venda de energia para as usinas foram ofertados no primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009 e são válidos por 20 anos.

“O certame de 2009 previa que a energia gerada pelas usinas seria disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional em 1º de julho de 2012, mas a Petrobras antecipou o cronograma e todo o parque eólico está em operação comercial desde hoje (1º de novembro), com a entrada em operação da última usina, a Juriti.”

De acordo com a Petrobras, a usina Potiguar que, assim como a Juriti, foi construída em parceria com a Wobben WindPower, deu início à operação comercial no dia 26 de agosto. A Cabuji, parceria com a Eletrobrás, entrou em funcionamento no dia 24 de setembro. E a usina Mangue Seco, aliança com a Alubar Energia, passou a operar comercialmente em 6 de outubro.

As usinas, que ficam no município de Guamaré, são constituídas por 52 aerogeradores de 2 megawatts (MW) cada. “Estas características fazem com que o Parque Eólico de Mangue Seco possua a maior capacidade instalada no país com este tipo de aerogerador (104 MW), suficientes para suprir energia elétrica a uma população de 350 mil habitantes”, diz a nota da Petrobras.