20 de abril de 2024
Política

Galeno propõe criação da Frente Parlamentar da Água‏

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD), propôs, hoje (26), a criação da “Frente Parlamentar da Água”, uma iniciativa que pretende discutir e propor soluções para o enfrentamento ao problema da falta de água provocada pelo grande período de estiagem no Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, a Frente buscará reunir prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e o governador em torno dos recursos hídricos, tema que afeta diariamente a população norte-rio-grandense.

“Minha sugestão é que essa Frente debata com os prefeitos que estão diante desse problema, que se façam visitas a essas cidades, que se busque junto Instituto de Recursos Hídricos do RN (IGARN) informações sobre a fiscalização dos mananciais onde ainda existe a retirada de água, que a CAERN elabore um plano de como esses municípios podem ser abastecidos, desde a capitação, transporte e distribuição de água e que essa Frente Parlamentar se una à bancada federal, aos senadores e cobrem do Governo Federal ações imediatas ao combate à seca”, defendeu o deputado Galeno Torquato.

O deputado reforça ainda a necessidade da liberação imediata de verbas existentes para finalização de obras que já estão em curso, como a Barragem de Oiticica e a Adutora de Currais Novos. “É necessário ainda um maior número de carros pipa  se estendendo à zona urbana das cidades. A população do Rio Grande do Norte precisa de soluções e água é vital”, finalizou o deputado Galeno.

Foto: João Gilberto

FPA