18 de abril de 2024
Política

General Girão defende ferrovia como solução para o Nordeste

Em artigo que chegou ao conhecimento do blog, o deputado federal General Girão defendeu o transporte ferroviário como solução para o Nordeste e Semiárido do Brasil.

“É um dos mais baratos e eficientes que existe”, disse o General.

Em especial para o Rio Grande do Norte, a malha ferroviária estaria composta por três ferrovias:

1) a Estrada de Ferro Natal-Nova Cruz, construída a partir de 1881, que ligava a capital potiguar aos grandes centros do Nordeste (João Pessoa, Recife, Campina Grande);

2) a estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (posteriormente Estrada de Ferro Sampaio Correia) construída a partir de 1904, que ligava Natal até Fernando Pedroza, com uma ramificação de Ceará Mirim para Macau; e

3) a estrada de Ferro Mossoró-RN-Souza-PB, que pretendia ligar o porto de Areia Branca e região de Mossoró ao rio São Francisco (PetrolinaPE), tendo sua construção iniciada em 1915.

Infelizmente, hoje, todas estão desativadas! Uma lamentável decisão que retirou a competitividade logística dos produtos potiguares.

“Está em curso um verdadeiro um choque de gestão na infraestrutura do semiárido brasileiro, onde a retomada das obras da ferrovia transnordestina possibilitará uma melhor logística no escoamento da produção, barateando o custo, fomentando aos produtores de minério, agrícolas e demais empresários, o investimento no Rio Grande do Norte e, por consequência, na Região Nordeste e no Semiárido como um todo”, destaca o artigo.

Finaliza o General Girão no artigo: “Mais uma vez é o Governo do Presidente Bolsonaro não só virando a página, mas sim escrevendo uma nova história para o Nordeste brasileiro, dando a chance desse povo aguerrido e trabalhador poder mostrar a sua verdadeira capacidade, provendo meios do sertanejo fazer do sertão o seu meio de vida e não de sobrevivência”.