28 de março de 2024
Sem categoria

Gleise se despede do Senado para assumir Casa Civil

Andréia Sadi e Robson Bonin

Do G1, em Brasília

Em discurso de despedida no Senado na tarde desta quarta-feira (8), Gleisi Hoffmann (PT-PR) agradeceu “a convivência democrática” na Casa e disse que espera exercer com “sabedoria” a nova função, de ministra-chefe da Casa Civil. Ao citar a relação com os demais parlamentares, rejeitou o rótulo de “trator”, conferido a ela por um líder da oposição.

Ela foi escolhida pela presidente Dilma Rousseff para substituir Antonio Palocci, que deixou o cargo na terça. Gleisi toma posse na Casa Civil na tarde desta quarta.

“Quero dizer que meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que assumi. Estou mudando de instância, mas não de caminho. (…) Peço a Deus sabedoria para exercer essa nova tarefa”, discursou Gleisi no plenário do Senado.

Gleisi afirmou que terá uma “responsabilidade grande” e que continuará defendendo o governo de Dilma. “A presidenta Dilma me designou uma nova missão e vou cumpri-la. Minha caminhada tem razão de ser, a responsabilidade é grande. (…) Sempre fui muito incisiva na defesa de seu governo, não pelo simples fato de pertencer a sua base, mas sobretudo porque acredito no projeto que ela representa para o futuro do país.”

Oposição
No discurso, Gleisi manifestou ainda a “deferência aos integrantes da oposição”. “Todos foram adversários duros no debate, mas prevaleceu sempre a convivência democrática. (…) Gostaria muito de manter a convivência respeitosa que iniciamos nesta Casa. Não teve um dia que não recebi um incentivo, um novo ensinamento, palavra de apoio e de amizade.”

Pouco antes de iniciar o discurso, Gleisi foi cercada por alguns senadores no plenário que quiseram cumprimentá-la pelo cargo. O senador Aécio Neves, um dos principais líderes do PSDB, abraçou a senadora, que pediu ajuda para dialogar com a oposição.

A senadora Vanessa Graziottin (PCdoB) também cumprimentou Gleisi e pediu uma foto com as “mulheres no Senado”.