Informações do G1

Governadores de seis estados das regiões Sul e Sudeste manifestaram apoio ao projeto de reforma da Previdência, em reunião realizada neste sábado (16), em Belo Horizonte.

Participaram do encontro os governadores Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais, João Doria (PSDB) de São Paulo, Wilson Witzel (PSC) do Rio de Janeiro, Renato Casagrande (PSB) do Espírito Santo, Carlos Moisés (PSL) de Santa Catarina e Eduardo Leite (PSDB) do Rio Grande do Sul.

O único estado das duas regiões não representado no primeiro encontro foi o Paraná, do governador Ratinho Junior (PSD). Ele não esteve presente na reunião por problema de agenda.

Os governadores chegaram no fim da manhã ao palácio Tiradentes, sede do governo de Minas Gerais. Na reunião, que durou cerca de uma hora, eles discutiram a situação fiscal dos estados e as reformas, entre elas a da Previdência, que deve ter impacto nos estados, principalmente naqueles que têm dificuldade para pagar os benefícios.

Na quinta-feira (14), os governadores dos estados da Região Nordeste anunciaram um consórcio semelhante. Os representantes dos estados nordestinos também assinaram uma carta conjunta que sobre o consórcio, que também cita o posicionamento da região com temas em debate no Congresso Nacional, como a Reforma da previdência. Diferente dos governadores do Cosud, eles são críticos da reforma, apesar de considerar o debate necessário para o país.