19 de abril de 2024
Estado

Governo Bolsonaro habilita mais 43 leitos de UTI para Covid-19 no RN

A saúde pública brasileira já conta com 9.273 leitos de UTI habilitados pelo Governo do Brasil para tratar exclusivamente pacientes graves ou gravíssimos com Covid-19.

Nessa segunda-feira (13), foram habilitados mais 146 leitos de UTI, ao custo de R$ 21 milhões. As habilitações contemplaram municípios nos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Norte, foram habilitados 20 leitos no Hospital Dr. Luiz Antônio em Natal, 10 leitos na Maternidade Almeida Castro em Mossoró, 10 leitos na Maternidade do Divino Amor em Parnamirim e 3 leitos no Hospital Regional Cleodon Andrade em Pau dos Ferros.

HABILITAÇÃO DOS LEITOS COVID-19

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos COVID-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. O Ministério da Saúde, por sua vez, realiza o repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços por 90 dias ou enquanto houver necessidade de apoio federal devido à pandemia.