25 de abril de 2024
Natal

Governo do Estado suspende serviço de obstetrícia do Hospital Santa Catarina e causa superlotação nas maternidades de Natal

A suspensão dos atendimentos de Obstetrícia de risco habitual do Hospital José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina e de responsabilidade do Governo do Rio Grande do Norte, está causando problemas de superlotação nas maternidades de Natal, em especial a Leide Morais, que já opera acima de sua capacidade há cerca de duas semanas.

Diante do quadro crítico que se apresenta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece à população que passará a encaminhar as gestantes de risco habitual que não sejam de Natal e que procurarem uma das três unidades da Capital – Leide Morais, Quintas e Felipe Camarão, para a Maternidade Escola Januário Cicco ou ainda para seus municípios de origem, quando estes possuírem maternidade.

O secretário municipal de Saúde Luiz Roberto Fonseca explicou que as maternidades de Natal somente receberão casos de pacientes de outros municípios que chegarem em período expulsivo ou em franco trabalho de parto, cujo encaminhamento ofereça algum tipo de risco para o binômio mãe-bebê.

A maternidade Leide Morais, situada na zona norte e reaberta há oito meses, está recebendo um número crescente de gestantes de risco habitual, vindas de diversos municípios do interior, algumas com indicações para cirurgia cesariana, acima de sua capacidade desde o último dia 23 de outubro. O fato tem causado problemas inclusive no atendimento das gestantes do próprio município, devido à superlotação.