19 de abril de 2024
Estado

Governo do RN afirma que não recebeu nenhuma vacina vencida do Ministério da Saúde e repassou aos Municípios dentro da validade

Nota da Secretaria Estadual de Saúde sobre a notícia que vacinas vencidas teriam sido aplicadas no RN: 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e das regionais para os municípios dentro do prazo de validade e em tempo oportuno. Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e das regionais de saúde com qualidade aferida.

A equipe de imunização da Sesap aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.

Neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Confira os lotes

LOTE – CTMAV505 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 26 de março de 2021

Vencimento: 31 de maio de 2021

LOTE – 4120Z001 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de fevereiro Vencimento: 29 de março

LOTE – 4120Z005 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de janeiro Vencimento: 14 de abril

O Ministério da Saúde informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina SARS-COV2 – Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022.