19 de abril de 2024
Cidades

Hospital Walfredo Gurgel fica 1 hora sem energia

Durante a madrugada desta quarta-feira (25), o maior pronto-socorro de urgência e emergência do Rio Grande do Norte ficou sem energia por uma hora. 

E o detalhe é que o gerador não entrou em funcionamento. 

Falta a direção do Hospital dizer como ficaram aqueles pacientes da UTI que dependem, por exemplo, de um respirador para continuar com vida. 

Segundo informações repassadas à imprensa pelo secretário Ricardo Lagreca, todas as providências serão tomadas. “Todos os respiradores e equipamentos de UTI possuem no-break, que mantém os aparelhos de suporte de vida funcionando. Mesmo assim, vamos apurar o que aconteceu e tomar providências para que problemas como esse, de o gerador não funcionar, não ocorram mais”, afirmou.

s ficaram escuros por quase uma hora. Quando acontece uma queda de energia, o gerador precisa ser acionado automaticamente. Em no máximo 15 segundos, a energia tem que ser restabelecida, até porque temos pacientes que necessitam do uso de aparelhos. O problema é que o gerador não ligou. Foi preciso um engenheiro ser acionado para fazê-lo funcionar”, afirmou o médico Sebastião Paulino ao G1. 

Ainda segundo o médico, que estava atendendo na UTI geral, depois que o gerador entrou a energia ficou oscilando e muitas lâmpadas sequer acenderam. “No meu setor tinham seis pacientes. Um deles, inclusive, precisou ser atendido com respirador manual porque o aparelho não funcionou com o retorno da energia por meio do gerador”, revelou.