28 de março de 2024
Política

IBOPE mostra Carlos Eduardo com 57% de intenção de votos válidos e aprovação de 53%

De acordo com a primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto em Natal após o início oficial da campanha eleitoral, o atual prefeito Carlos Eduardo, do PDT, lidera isoladamente com 40% das menções. Na segunda colocação estão Fernando Mineiro (PT), Kelps Lima (SD), Marcia Maia (PSDB) e Robério Paulino (PSOL) empatados rigorosamente com 7% cada um. Os candidatos Freitas Jr, da REDE, e Rosália Fernandes, do PSTU, têm ambos 1%. Eleitores natalenses com intenção de votar em branco ou de anular o voto são 25% e os que não sabem ou optam por não responder somam 5%. O estudo foi encomendado pela TV Cabugi e realizado entre os dias 19 e 22 de agosto.

Destaques por segmentos

– O atual prefeito, Carlos Eduardo, é mais citado pelas mulheres (42%, contra 36% entre os homens) e também por aqueles que possuem renda familiar mensal acima de 1 até 2 salários mínimos.

– Quanto maior a instrução, mais expressivas as intenções de voto em Fernando Mineiro.

– Os outros candidatos não apresentam destaques entre os segmentos analisados.

A Pesquisa Eleitoral foi realizada entre os dias 18 e 23 de agosto, está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-03933/2016 e teve um custo de R$ 47.558,00, pago pela TV contratante.

A margem de erro margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

z

z1