29 de março de 2024
Geral

Importância da Odontologia Hospitalar é discutida na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quinta-feira (23), a odontologia hospitalar no estado. Com um auditório lotado, autoridades e profissionais da área debateram sobre a importância da presença e atuação dos profissionais dentistas nos hospitais. O Poder Legislativo, inclusive, discute lei que pode garantir a presença dos odontólogos em todos as unidades de saúde potiguares em que houver pacientes internados.

Durante o debate, os profissionais expuseram a importância da presença dos dentistas nos hospitais. O médico Alfredo Jardim, que coordena a UTI do Walfredo Gurgel, explicou como os odontólogos têm atuação fundamental na saúde dos pacientes, prestando cuidados imediatos especializados, fazendo o acompanhamento constante das pessoas internadas e evitando, assim, o aumento das infecções, que resultam em problemas sérios aos pacientes.

“Para se entubar um paciente, é preciso o cuidado com a cavidade oral. Muitas vezes, os pacientes estão com a mucosa ferida ou têm aparelhos ortodônticos que produzem ferimentos na boca, e são os dentistas que sabem como fazer os procedimentos adequados para evitar que eles permaneçam na UTI com esses ferimentos, que acarretam em infecções graves e dificultam o tratamento”, explicou Alfredo Jardim.

Foto: Ney Douglas