19 de abril de 2024
Poder

Imprensa nacional destaca trabalho de Juiz Federal do RN na aproximação do Judiciário com o cidadão

O Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, titular da 6ª Vara Federal, foi destaque na imprensa nacional com o trabalho desenvolvido para acabar com o “juridiquês”. O jornal O Estado de São Paulo estampou na sua primeira página a chamada para reportagem que traz como título “Tecnologia ajuda a traduzir o ‘juridiquês’ e aproximar o cidadão da Justiça”.

O projeto desenvolvido pelo magistrado potiguar é focado no visual law, metodologia que tem como objetivo simplificar a linguagem jurídica através de elementos visuais. Com o uso dessa ferramenta, os documentos da 6ª Vara, especializada em execução fiscal, ganham uma nova linguagem muito mais acessível para as partes.

A reportagem traz os atos do Juiz Federal Marco Bruno como exemplo de aproximação do cidadão com a Justiça. “Em vez de textos longos, e com palavras difíceis e termos em latim, os documentos assinados pelo juiz têm apenas duas páginas e são acompanhados de imagens que buscam deixar claro como o cidadão deve proceder. A peça conta até com um QR Code que, quando acionado, remete a um vídeo de quatro minutos, em que o magistrado dá mais explicações sobre o processo”, diz um dos trechos da reportagem assinada por Fernanda Boldrin.

Marco Bruno