19 de abril de 2024
Diversos

Infectologista defende uso de medicamentos no início da Covid-19

O infectologista Luiz Alberto Marinho, professor da UFRN, com mais de 40 anos de atuação, defende o uso responsável e com acompanhamento médico de medicamentos ainda nos primeiros sintomas da Covid-19, como forma de se evitar o possível agravamento do quadro de saúde.

Integrante do Comitê Científico de Natal, Luiz Alberto Marinho diz que a médica e cientista que reside na Espanha, Marina Bucar, adotou um esquema que também foi utilizado na Itália e defendeu o uso de medicamentos nos primeiros sintomas da Covid-19, constatando uma queda de 38% nos casos de agravamento da doença.

“Quem usava os medicamentos precocemente se evitava o internamento e agravamento do quadro”, tem afirmado Luiz Alberto Marinho em entrevistas à imprensa nos últimos dias.

O infectologista defende o uso da hidroxicloroquina e ivermectina, esta última, baseado em um estudo da Alemanha.

O infectologista Fernando Suassuna também é outro profissional que faz a defesa do tratamento precoce, segundo Luiz Alberto.

“Essas substâncias devem provavelmente ajudar a melhorar o prognóstico de quem delas fazem uso precocemente. Ninguém está dizendo que quem usa Ivermectina não vai ter a doença. E qualquer medicamento só pode ser usado com acompanhamento médico”, ressaltou Luiz Alberto Marinho em entrevista ao programa de BG.

Marinho tem citado ainda como coadjuvante no tratamento a Azitromicina, o Zinco e a Vitamina D.