Informações online ganham força na corrida por votos
Da editora da Tribuna do Norte online, Cledivânia Pereira:
Pesquisa do Ibope realizada em dezembro passado e divulgada hoje (14) mostra que os meios digitais ganham força como fonte de informação para tomada de decisão de voto. E esse crescimento se dá em paralelo à queda da importância das conversas cara-a-cara com amigos e parentes.A pesquisa mostra que nas eleições municipais de 2008, 47% dos eleitores diziam que conversa com familiares e amigos era muito importante para a tomada de decisão sobre o seu voto. Em dezembro de 2015, esse número cai para menos da metade: 22%.
Internet
Em compensação, a quantidade de brasileiros que afirmam utilizar a internet como meio de informação para assuntos eleitorais passou de 3% para 14% — sobretudo entre jovens: 22% entre eleitores de 16 a 24 anos e 17% entre eleitores de 25 a 34.
Redes Sociais
Facebook, Twitter e WhatsApp, nem citadas em 2008, são mencionadas por 5% da população. Para quem tem idade de 16 a 24 anos, redes sociais representam 8% das fontes de informação para escolher um candidato e 9% para quem tem de 25 a 34 anos.
Propaganda/Jornais/Revista
Juntas essas duas fontes de informação somam 19% e ficam no mesmo patamar de rádio (18%), propaganda eleitoral oficial (19%) e, claro, da conversa com amigos e parentes (22%). Também permanecem acima dos jornais e revistas, que tinham 12% em 2008 e agora somam 10%, mas ainda abaixo da televisão, que de 48% em 2008 agora tem 51%.
TV
Porém, de acordo com o tamanho do município, o poder da televisão aumenta ou diminui. Nas cidades com até 50 mil habitantes, a TV é citada como fonte de informação por 41% dos eleitores, contra 60% nos municípios com mais de 500 mil. Nas cidades menores, o rádio tem mais importância (23%) do que nos grandes centros urbanos (16%) e a conversa com amigos/familiares é o segundo maior influenciador (28%).
Resumo da pesquisa Ibope (dezembro 2015, divulgada hoje — 14/01)
O que influencia você na hora do voto?
51% TV (48% em 2008)
22% Conversa com parentes e amigo (47% em 2008)
19% Propaganda eleitoral
18% Rádio
14% Internet (notícias e informações) (3% em 2008)
10% Jornais e Revistas (12% em 2008)
5% Redes Sociais 5% (0% em 2008)