19 de abril de 2024
Cotidiano

Instituto Santos Dumont utiliza botox para tratar distúrbio nas lesões congênitas ou no sistema nervoso central

Popularmente associada ao uso em procedimentos estéticos, a toxina botulínica, comumente conhecida por botox, tem funções que vão além da melhora da aparência física. Pela primeira vez, pacientes que utilizam os serviços de reabilitação motora no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, receberam aplicações da toxina para o tratamento da espasticidade, que é um distúrbio comum nas lesões congênitas ou provocadas no sistema nervoso central, podendo gerar incapacidade funcional, deformidades e dor.

A toxina botulínica atua na diminuição da espasticidade e inibe, por um intervalo de tempo, o mecanismo de aumento da contração reflexa.

Batizado de Serviço Multiprofissional Especializado no Tratamento da Espasticidade (Semente), o ambulatório é formado por uma equipe multiprofissional composta pela fisioterapeuta Camila Simão; pela farmacêutica bioquímica Danielle Alecrim; pela médica ortopedista infantil Kalyana Fernandes e pelo neurologista Angelo Raimundo da Silva Neto.

Eles atendem pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), com indicação para tratamento da espasticidade, instalado no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita).

No primeiro dia de funcionamento do ambulatório, na semana passada, três pacientes receberam a toxina. A maior parte das aplicações realizadas até agora ocorreu nos membros inferiores, nos quais se concentram a maioria das contrações musculares involuntárias ocorridas nas crianças atendidas.