O Ultra, por meio de sua subsidiária Ipiranga, assinou contrato para a aquisição de 100% da ALE Combustíveis. A conclusão da operação estará sujeita à aprovação prévia do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da assembleia geral de acionistas do Ultra.

O valor da operação totaliza R$ 2,17 bilhões e, desse valor, parte será mantida em uma conta garantia para cobrir eventuais contingências, como é usual em transações dessa natureza.

A ALE, com sede em Natal (RN), cidade do empresário Marcelo Alecrim, tem presença importante no Nordeste e complementa geograficamente a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesse mercado que no restante do país e tem focado seus investimentos nessa região.

Com 20 anos de história, a ALE é fruto da união da ALE Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo e ocupa hoje a quarta posição no ranking das distribuidoras de combustíveis no Brasil. Possui uma rede de aproximadamente 2 mil postos e abriga cerca de 260 lojas de conveniência.

A Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil, voltados para proporcionar uma experiência completa aos seus consumidores, desde combustíveis e lubrificantes a produtos dos mais inovadores e de utilidade diária. São 1.919 lojas am/pm, sendo 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços especializados de troca de óleo nos postos da rede.