19 de abril de 2024
Estado

ITEP emite nota sobre artigo de Perito

ITEP encaminha nota ao blog, pelo artigo publicado aqui de autoria de Cristhiano Henrique Eufrásio da Costa, perito do instituto:

“Sobre as críticas do perito criminal Cristhiano Henrique Eufrásio da Costa, veiculadas nesta terça-feira (24), em um blog do Jornal Tribuna do Norte, o ITEP esclarece os seguintes pontos.

O atual governo e a gestão do diretor-geral Marcos Brandão vem buscando soluções para melhorar a estrutura. Em pouco tempo, a atual direção já conseguiu a cessão de dois imóveis para a construção do laboratório de DNA e da Central de Identificação, que já estão com o processo de licitação e devem ter suas obras iniciadas dentro de um mês.

Além disso, a direção está em busca da cessão de um novo prédio para instalar todo o Instituto de Medicina Legal.

É importante ressaltar também que os problemas estruturais do instituto perduram há décadas, mas que a atual direção, juntamente com o Governo do Estado, não tem medido esforços para buscar soluções a curto, médio e longo prazo.

O perito Cristhiano Henrique também afirmou que em 2013 havia sido criado um grupo de trabalho com o objetivo de diagnosticar a situação, avaliar e propor medidas que pudessem solucionar os problemas do órgão, ressaltando que diante disso nada foi feito. Contudo, algumas dessas críticas mencionadas por ele são totalmente infundadas, a começar pelo primeiro ponto destacado: criação do estatuto. Ainda no ano passado, o ITEP criou o seu estatuto, como forma de organizar e disciplinar o órgão.

Concurso público: O ITEP esclarece que ainda este ano irá abrir o edital para o concurso, que será proporcionalmente o maior da Secretaria de Segurança, com 357 vagas.

Cargos comissionados: Foi destacado que o órgão possui apenas 3 servidores da casa ocupando cargos da direção, no entanto, temos seis servidores de carreira ocupando cargos diretivos, entre eles, o perito criminal Marcos Brandão, que ocupa atualmente o cargo de Diretor-Geral da Instituição, algo que nunca ocorreu em governos anteriores. E, assim como o diretor, o chefe de projetos do órgão, Alexandre Nascimento, responsável direto pelos projetos de adequações da estrutura, também é perito criminal de carreira.”