25 de abril de 2024
Política

Kelps Lima apresenta alternativas para o aumento de impostos proposto por Robinson

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) usou o horário de lideranças nesta terça-feira (13) para apresentar uma série de propostas alternativas ao pacote de ajustes fiscais enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. O parlamentar acredita que o Governo pode solucionar a crise financeira sem aumentar impostos.

“É inaceitável que se apresente aumento de impostos sem apresentar projetos de economia e enxugamento da máquina pública. Por isso, irei encaminhar uma série de propostas ao Executivo, à Assembleia e à opinião pública. Elas demonstram que existem alternativas para melhorar a gestão”, comenta o deputado.

A primeira sugestão apresentada por Kelps Lima foi um melhor uso da verba publicitária. Para ele, os recursos deveriam ser utilizados em campanhas de incentivo à economia e ao turismo e não para enaltecer o Governo. A extinção e fusão de órgãos públicos é outro tema defendido pelo deputado. Para ele, é inadmissível, por exemplo, que existam seis órgãos ligados à agricultura. Kelps também propõe que cargos comissionados sejam substituídos por servidores de carreira.

Dentro das ações de melhoramento da eficiência da gestão estadual, o parlamentar sugeriu que a nomeação de cargos seja feita em rede. “Por exemplo, o Controlador Geral do Estado deve indicar todos os coordenadores de Controle Interno. Ele supervisionaria o trabalho desses profissionais”, explicou. Outra proposta é a criação de um índice de desempenho para os secretários, sujeito a exoneração do gestor, caso ele não atinja a meta estabelecida pelo governador.

Segundo o deputado, 54,17% de tudo que o Estado arrecada é para pagar servidor. Por isso, se faz necessária a criação de uma política de recursos humanos.

Foto: João Gilberto

z