20 de abril de 2024
Política

Lutamos para dar ao Senado uma Mesa Diretora que desse a cada senador orgulho de ser senador, diz Agripino‏

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), lamentou a derrota, neste domingo (1º), do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para a Presidência do Senado. Por uma diferença de 18 votos, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reeleito para comandar a Casa no biênio 2015-2016. Dos 81 senadores, 49 votaram pela reeleição de Renan, 31 em Luiz Henrique e houve um voto nulo. A eleição da Presidência do Senado ocorreu logo após a posse dos 27 senadores eleitos.

Segundo o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, a oposição apoiou o nome de Luiz Henrique por acreditar na necessidade de mudança e inovação na condução dos trabalhos da Casa. Mesmo com a derrota, Agripino garante que o Democratas continuará exercendo oposição responsável, fiscalizadora e propositiva. “Lutamos para dar ao Senado uma Mesa Diretora que desse a cada senador orgulho de ser senador. Infelizmente não vencemos. Faz parte da democracia. Vamos continuar trabalhando com foco na responsabilidade e no interesse nacional”, disse José Agripino.

Nesta terça-feira (3), líderes partidários se reunirão para escolher os demais cargos da Mesa Diretora, como vice-presidência, quatro secretarias e quatro suplentes. Esses cargos são escolhidos conforme o tamanho das bancadas, que tradicionalmente respeita a proporcionalidade dos partidos na Casa. Já a abertura da primeira sessão Legislativa ordinária da 55ª Legislatura do Congresso ocorrerá nesta segunda-feira (2), às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados.

Foto: Mariana Di Pietro 

z