Maior produto turístico da capital do Sal, o carnaval de Macau em 2012, consagrou-se como o maior já realizado na cidade nos últimos anos. Segundo informações da Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Turismo, a folia momesca superou todas as expectativas. A cidade recebeu da última quinta-feira (16), até esta terça-feira (21) cerca de 250 mil foliões.

De acordo com o major Fernandes, comandante da 1ª Cia. Independente de Polícia Militar de Macau, o trabalho da Polícia Civil e Militar com o reforço da Guarda Municipal foi considerado positivo o que colaborou para não haver registro de ocorrências de grande gravidade.

Segundo o major que comandou toda a operação carnaval, onde atuaram 350 homens, entre civis, militares, seguranças particulares e guarda municipal, foi registrado apenas 15 ocorrências, na maioria em decorrência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas e perturbação a paz pública, este último devido ao uso de paredões de som.

Foi registrado também três prisões de elementos que tinha mandado de prisão em aberto e ainda prisões por porte ilegal de arma e tráfico de drogas. O major destacou que não houve nem um homicídio e sequer um disparo de arma ou agressão por arma branca.

Saúde

Outro resultado que atesta a tranquilidade da folia momesca em Macau vem com o balanço da operação montada pela Secretaria de Saúde do município. Segundo Diogo Jácome, Secretário de Saúde, a média de atendimentos nos postos móveis montados na praia de Camapum e no corredor da folia caíram em torno de 20%, se comparado a 2011.

Foto: Canindé Soares