17 de abril de 2024
Política

Márcia Maia defende exigência do diploma de jornalista‏

A deputada Márcia Maia (PSB) defende, em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta (11), a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista e por isso apoia a Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, a PEC do jornalista, que está na pauta de votação da Câmara Federal.

“O que se precisa resguardar é a profissão do jornalista. Para exercê-la é preciso ter não apena o dom, mas também as técnicas para cruzar informações. Por isso é importante ter formação. Nosso mandato na Assembleia Legislativa apoia a PEC do diploma”, disse a deputada.

A parlamentar frisou que a indignação é uma das muitas palavras que vêm à cabeça dos jornalistas quando se fala no fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, aprovada em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ela afirma ainda que, assim como um médico pode destruir uma vida rompendo a artéria de um paciente durante uma cirurgia, um jornalista sem formação e sem conceitos, pode destruir não uma, mas uma série de pessoas com a divulgação de uma notícia mal apurada ou mesmo falsa.

Foto: Eduardo Maia

z