28 de março de 2024
Geral

Marinha presta socorro médico a tripulante de veleiro francês que estava a 240 km da costa de Natal

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 3o Distrito Naval (Com3oDN), informa que realizou, na madrugada deste sábado (13), a evacuação médica de um tripulante do veleiro francês “Mathusalem II”, que se encontrava a 130 milhas náuticas – equivalente a 240 quilômetros – de Natal (RN), quando solicitou socorro.

O tripulante, de nacionalidade francesa, de 71 anos, sofreu um acidente a bordo na tarde de quinta-feira (11), sendo resgatado na manhã de sexta-feira (12) pelo Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba”, da Marinha do Brasil.

A Operação de Busca e Salvamento (SAR), coordenada pelo Salvamar Nordeste, foi concluída na madrugada deste sábado, com a atracação do NPa “Guaíba” na Base Naval de Natal. Ao desembarcar, a vítima apresentava condição de saúde estável, sendo encaminhada ao hospital para receber o atendimento médico necessário.

O NPa “Guaíba” é um dos navios subordinados ao Com3oDN, sendo empregado em missões de socorro e salvamento marítimo, operações navais, patrulha naval e inspeção naval, a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana e para a segurança e controle dos interesses do Brasil no mar.