25 de abril de 2024
Diversos

Médico caicoense publica artigo em jornal científico sobre gel que pode ser novo aliado para cicatrizar fístulas

O médico e cirurgião-geral, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Irami Araújo Filho, está com seu nome estampado na capa do jornal inglês Nanoescale, pertencente a Royal Sociedade Chemistry, que tem 175 anos de existência, sendo uma das mais respeitados do mundo.

“O motivo da publicação é uma pesquisa, da qual eu faço parte, que administra um hidrogel capaz de promover um efeito pró fechamento de fístula pós-operatória”, pontua o médico Dr. Irami Filho.

A fístula é uma comunicação pós-operatória entre uma alça de intestino e a pele (chamada fístula enterocutânea). Fazem parte desta estudo outros pesquisadores da França, Brasil, Inglaterra, Espanha, Alemanha, entre outros países.

Dr. Irami explica: “esse hidrogel é líquido a zero grau; quando se injeta no trajeto fistuloso, o mesmo muda sua viscosidade para um gel composto por fatores de crescimento e vesículas de células-tronco, dentre outros componentes não-revelados por questões de propriedade intelectual, pertencentes a Universidade de Paris. Com isso o hidrogel fecha o trajeto fistuloso, formando uma cicatriz, no local que antes eliminava secreção digestiva”.

“A vantagem para o paciente é não precisar fazer outra cirurgia para correção da fístula, não utilizar anestésico local, não perfurar o paciente com agulha e não possuir efeitos colaterais até o momento demonstrado, nos testes a que foi submetido (introduzido no trajeto da fístula).”, explica o médico pesquisador.

Doutor Irami Filho possui Mestrado, Doutorado e Ph.D. em Ciência da Saúde pela UFRN.

Irami Filho

One thought on “Médico caicoense publica artigo em jornal científico sobre gel que pode ser novo aliado para cicatrizar fístulas

  • Tereza Vera de Medeiros Dantas

    Esse não nega a origem! Seu pai foi um grande cirurgião e ainda é um excelente clínico. Parabéns Iramizinho! Sucesso, sucesso…

Fechado para comentários.