Do Blog de Marcos Dantas:

O médico-obstetra Elísio Galvão, que neste final de semana era um dos plantonistas do Hospital do Seridó relatou em sua rede social mais um sufoco enfrentado para salvar a vida de uma gestante. Desta vez o médico não suportou a pressão enfrentada pela falta de estrutura, e o caos no atendimento materno-infantil ofertado em Caicó, e fez um extenso desabafo:

Que falta de vergonha na cara desses gestores da saúde do Brasil, do nosso RN e principalmente do nosso Seridó e Caicó. Nossas mulheres estão morrendo a míngua e a vida ficando cada vez mais banalizada. Há poucos dias morreu uma, depois outra e hoje quase que me vai mais uma, mas felizmente Deus é bem maior que vocês autoridades sem coração. Após 12h de plantão sozinho, me chega uma paciente mãe de um filho e grávida de dois meses do segundo, queixando-se de dor em baixo ventre e sem sangramento vaginal, confesso que depois de velho e diabético, fiquei muito medroso.

Fui examinar a paciente que aparentemente tinha apenas uma ameaça de aborto, quando coloquei sobre o seu abdômen o que tenho de mais belo e sagrado que são minhas mãos, notei que se tratava de uma doença bem mais grave, chamei a família e comuniquei da necessidade de uma ultrassonografia para que eu pudesse fechar meu diagnóstico de gestação nas trompas, a cada ligação mandavam esperar para amanhã, isso por volta das 19:00, até que Dra. Creuzelina realizou o exame e comprovou minhas suspeitas e me dizendo da grande urgência que estava acontecendo, providenciamos sangue, preparamos o centro cirúrgico, pedi ajuda do Dr. José Fernandes, que de imediato chegou e iniciamos o procedimento já com a paciente chocada e sendo equilibrada pelo Dr. Pedro, anestesiologista e pela equipe de enfermagem do hospital, aqui faço referência a Cledina e Marinho.

Com toda essa urgência o respirador não funcionava, o anestesiologista pedia uma medicação e só recebia não e sempre repetindo “por isso ninguém quer vir trabalhar no interior e DEUS não ajuda a quem trabalha no interior, eu pensando ele está enganado, pois Deus está sempre aqui com a gente, se Deus não estivesse aqui seria pior que os conflitos do oriente médio, na verdade o que falta é vergonha na cara de um bando de canalha que nós mesmo colocamos no poder e de um bando de profissionais medíocres e prostitutos que calam e tem medo dos patrões diante de tamanho descaso.

Esta, nós conseguimos salvar, deixei meu plantão e fui deixa-la na U.T.I do Regional , já equilibrada sob os cuidados do Dr. Belísio, e tantas outras que virão, o que será feito com elas. Na realidade não suportamos mais tanta injustiça com a população carente da nossa região.

Este é um desabafo de quem gosta do que faz e principalmente não cala e nem tem medo de retaliações, afirmo e assino embaixo, esta cidade não tem estrutura para salvar vidas. Não tenho acesso ao senhor governador Robinson Faria, eleito em 26 de outubro e por isso peço que compartilhem está história para ver se chega aos seus ouvidos, principalmente vários contra parentes que tem aqui no Seridó. Que hoje meu dia seja mais tranquilo e que Deus continue morando aqui pertinho de mim.