28 de março de 2024
Política

Membro da Comissão de Reforma Política, Rafael Motta defende coincidência de eleições e mandato de senador de apenas cinco anos

Novato na Câmara dos Deputados, o deputado federal Rafael Motta (PROS) tem surpreendido por sua atuação, desde quando foi indicado vice-líder do seu partido na Câmara dos Deputados, e depois por integrar sete comissões, sendo quatro como titular e três como suplente.

 

Como titular, o parlamentar do PROS participa das Comissões de Turismo, Finanças, Ciência e Tecnologia e Reforma Política.

 

Em entrevista ao blog, o deputado falou com profundidade sobre Reforma Política.

 

1- Blog do Heitor/Tribuna do Norte: Deputado, o senhor é o único parlamentar do Rio Grande do Norte a integrar a Comissão Infraconstitucional de Reforma Política. Quais as novidades dos últimos dias? 

 

Rafael Motta: “Reforma Política tem sido um debate muito intenso em todo o Brasil, além do Pacto Federativo, para que os recursos possam ser distribuídos de forma igualitária. Aqui na Câmara, desde a gestão do ex-presidente Henrique Alves, e agora por Eduardo Cunha, a Reforma Política tem sido tratada com prioridade, para possamos apreciar em plenário o mais rápido possível. Nós vivemos um sistema eleitoral ultrapassado”.

 

2- Blog do Heitor/Tribuna do Norte: Quais os pontos que o senhor defende para ser aprovado na Reforma Política?

 

Rafael Motta: “Os pontos ainda estão em discussão, mas acho que é importante a coincidência de mandatos, desde vereador até Presidente da República, o encurtamento das campanhas, sou favorável a redução do mandato de senador para cinco anos”.

 

3- Blog do Heitor/Tribuna do Norte: Quais os projetos do PROS para 2016?

 

Rafael Motta: “Nós vamos trabalhar para aumentar a nossa representatividade nas Câmaras Municipais e Prefeituras, inclusive manter a que nós já temos, como é o caso de Macaíba, por exemplo. Vamos realizar uma campanha de filiações”.

 

4- Blog do Heitor/Tribuna do Norte: O senhor vai incentivar a pré-candidatura do deputado estadual Kelps Lima (SDD) para Prefeito de Natal?

 

Rafael Motta: “Acho que é prematuro discutirmos 2016 em 2015. Primeiro nós devemos nos preocupar em ouvir a voz que vem das ruas. O povo quer reforma política, os prefeitos querem o Pacto Federativo. Devemos focar nisso e deixar para discutirmos a eleição de 2016 no momento certo. Carlos Eduardo (PDT) é um prefeito bem avaliado, assim como Kelps é um excelente parlamentar, de oposição destacada, conhece bem a cidade de Natal, comanda um partido preocupado com a cidade de Natal, mas reafirmo que o momento é inoportuno para discutirmos 2016”.


Foto: CD