29 de março de 2024
Sem categoria

Meteorologista da Emparn prevê um bom inverno em 2014

Durante reunião de avaliação do Comitê de Combate à Seca realizada na tarde desta segunda-feira (10) foi feito um balanço das ações realizadas pelo Governo do Estado durante o ano de 2013 para o enfrentamento aos efeitos da estiagem mais longa dos últimos cem anos, além de um planejamento do que será realizado neste ano de 2014. Durante o encontro realizado no auditório da Governadoria, o coordenador de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, também ressaltou que a perspectiva é de um inverno mais satisfatório, se comparado ao ano anterior.

Presidindo a reunião, a Governadora Rosalba Ciarlini garantiu que todas as ações emergenciais e de longo prazo que vêm sendo desenvolvidas terão continuidade para que as gerações futuras não sofram com o mesmo problema.

ilmar Bristot ressaltou que o comportamento dos oceanos tem se mostrado em melhor condição. “O Atlântico Norte está mais frio, o Atlântico Sul mais quente e o Pacífico numa situação de neutralidade. Essas condições indicam um comportamento de chuvas próximo à normalidade no Estado. Já observamos chuvas acontecendo no interior do Estado, no sul do Ceará e na Paraíba. No final de semana aqui no Rio Grande do Norte tivemos boas chuvas no Alto Oeste com acumulado entre 80mm a 90mm, o que já significa o início do período chuvoso para aquela região”, explica o meteorologista.

Questionado sobre a possibilidade de recuperação dos reservatórios do Estado, Gilmar Bristot se mostra otimista. “Tudo indica que podemos ter uma recuperação sim. Estamos esperando uma condição de normalidade, o que significa chuva de 700mm a 800mm em algumas regiões e, em outras, de 600mm a 700mm. Esses volumes já podem trazer uma recuperação mínima de 30% a 40% da situação de hoje”, conclui.

Foto: Ivanízio Ramos

z