16 de abril de 2024
Estado

Militares estaduais homenageiam policiais mortos e cobram ação do Estado

Policiais e bombeiros militares, da ativa e reserva, se reuniram na manhã desta quinta-feira (14) em protesto à omissão das autoridades do Estado frente ao crescente índice de violência no Rio Grande do Norte. Com as fotos dos 15 policiais assassinados nas mãos, o grupo seguiu em caminhada e carreata do cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira até a Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. Além dos militares, estavam presentes familiares das vítimas e trabalhadores da segurança privada.

“Os policiais e bombeiros, responsáveis diretos pela segurança da população, se dedicam para oferecer segurança aos potiguares. No entanto as condições de trabalho pioram cada vez mais, o que tem refletido nos recorrentes casos de assassinato de policiais. A corporação já está escassa. Somente na Polícia Militar temos o déficit de mais de cinco mil policiais. E como não se bastasse, tem de lidar na luta diária com viaturas sem manutenção, comprando o próprio fardamento, equipamentos defasados. Reitero a afirmativa: para proteger, os policiais precisam estar protegidos pelo Estado”, aponta o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Ao término do ato, ainda em frente à Governadoria, foi reforçada a convocação dos policias e bombeiros militares para estarem presentes no local na segunda-feira (18), às 9h. O objetivo é cobrar do Executivo o cumprimento dos itens não efetivados do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial firmado em janeiro deste ano. Já foi protocolado pelas associações representativas dos policiais e bombeiros militares o pedido de audiência com o governador do Estado no dia.