25 de abril de 2024
Poder

Ministério Público tem cinco dias para fazer nova análise da Operação Dama de Espadas

O Tribunal de Justiça, por meio do Desembargador Cornélio Alves, encaminhou remessa à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em torno do processo da Operação Dama de Espadas, determinando a abertura de nova vista dos autos pelo prazo de cinco dias.

Atualmente, o processo está suspenso, por decisão do Tribunal de Justiça e parcialmente em segredo de justiça. Somente têm acesso aos autos as partes e os advogados.

A Operação Dama de Espadas apura um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa, através da contratação de cargos fantasmas e pagamentos dos vencimentos com cheques-salário, que supostamente eram sacados pelos envolvidos no esquema fraudulento. Entre os presos na operação estiveram a então procuradora-geral da Assembleia, Rita das Mercês Reinaldo, apontada pelo Ministério Público como mentora do esquema fraudulento.

A investigação é referente aos anos de 2006 a 2011, período em que a Assembleia Legislativa era presidida pelo hoje governador Robinson Faria (PSD), que até então não é réu no processo.