25 de abril de 2024
Sem categoria

Ministro da Integração Nacional visita área de deslizamento em Mãe Luiza

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, inspecionou na manhã desta sexta-feira (20) a área de deslizamento no bairro de Mãe Luiza em função das chuvas caídas nos últimos dias na capital.

A visita foi concentrada na Rua Guanabara e objetivou uma ação emergencial entre os governos municipal, estadual e federal no intuito de solucionar a situação dos desabrigados e recuperar toda a área afetada.

Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que todos os recursos técnicos e financeiros virão do Governo Federal com a contrapartida da Prefeitura do Natal. “Essa visita é fundamental para que seja visto “in loco” todos os problemas em busca de soluções.” Segundo o prefeito, no primeiro dia da ocorrência a Defesa Civil de Natal interagiu com a Defesa Civil Nacional. “Temos disponibilizado ajuda do Batalhão de Engenharia e encaminhamos geólogos que vão nos enviar os relatórios já pensando na solução”, afirmou o ministro.

O ministro acenou com a possibilidade dos desabrigados serem beneficiados com o Programa Minha Casa Minha Vida ou com o Programa Minha Casa Melhor. Este último programa além da casa faz a doação de hum mil reais para aquisição de móveis. Outro benefício apontado pelo ministro foi uma ajuda ao aluguel social. “Se a prefeitura achar que é preciso o ministério também disporá desse recurso.”

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), até o momento foram cadastradas e atendidas 475 famílias em toda a Natal. Somente em Mãe Luiza, foram cadastradas 336 famílias sendo que cerca de 80 delas tiveram as suas casas derrubadas ou comprometidas.

Também acompanharam a inspeção e participaram da reunião na sede da prefeitura, o prefeito Carlos Eduardo, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, a governadora Rosalba Ciarlini, a vice-prefeita Wilma de Faria, secretários municipais e assessores.

Fotos: Demis Roussos e Elaine Vládia

z

z2

z