25 de abril de 2024
Diversos

Ministro das Comunicações cancela vinda à Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugura o sinal digital da Televisão Universitária (TVU) e a ampliação das instalações do prédio do Departamento de Comunicação Social (DECOM) na tarde desta sexta-feira, às 15h, no auditório do Laboratório de Comunicação (LABCOM).

O presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, Nelson Breve, e a reitora Angela Maria Paiva Cruz fazem o descerramento da placa. Confirmaram presença à solenidade o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os senadores Fátima Bezerra e Garibaldi Alves e o governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Por motivos de saúde, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que participaria do evento, não poderá vir a Natal para a inauguração.

Com a inauguração do sinal digital da TVU, a UFRN se torna a primeira instituição federal do país a explorar um canal de TV digital em sinal aberto, antecipando em dois anos o prazo de encerramento das transmissões analógicas.

Operando no canal 5.1, a TVU Digital traz dois grandes benefícios: a qualidade da imagem e a acessibilidade com o recurso closed caption (opção de legendas para a sua programação), além de criar a possibilidade do uso de recursos de interatividade. Para os telespectadores que possuem TV a cabo ou via satélite a transmissão é automática e já está disponível. Já o público dos canais abertos deve ressintonizar a televisão.

Novas instalações

Além do sinal digital, será inaugurada também a ampliação das instalações do prédio do Departamento de Comunicação Social da UFRN (DECOM). O novo anexo do prédio do DECOM possui 2.381,47m² de área construída e conta com um total de quatro andares, onde estão incluídas 13 salas de aulas, um estúdio de rádio, um estúdio de TV, um auditório, três salas de informática, áreas de secretaria e chefia de departamento, dez salas de professores, além de banheiros. A obra custou R$ 2,216 milhões.