23 de abril de 2024
Geral

Ministro de Portos faz visita administrativa ao Terminal Marítimo de Passageiros de Natal e se reúne com diretoria da CODERN‏

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), recebeu a visita nesta segunda-feira (11), do Ministro de Portos, Edinho Araújo, que realizou uma visita técnica o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) e se reuniu com a Diretoria da Companhia.

O TMP foi uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa de 2014, para as cidades sede do mundial de futebol, que ocorreu no Brasil. Na obra, que já está sendo utilizada e deverá ser inaugurada oficialmente nos próximos meses, foram investidos R$ 74 milhões.

Com a Diretoria da CODERN, composta por Emerson Fernandes Daniel Júnior (Diretor-Presidente), Gustavo Henrique Teixeira de Faria (Diretor Administrativo e Financeiro) e Hanna Youseff Emile Safieh (Diretor Técnico-Comercial), o Ministro Edinho se comprometeu em buscar uma alternativa junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para o funcionamento de serviços comerciais nos terminais de passageiros dos portos do Nordeste (Natal, Fortaleza, Recife e Salvador). Atualmente a ANTAQ só autoriza os serviços da Receita Federal, Vigilância Sanitária e da Polícia Federal.

“Nosso pleito imediato junto ao Ministro Edinho Araújo foi conseguirmos a licença junto à ANTAC para o nosso Terminal de Passageiros poder ter o seu espaço comercial utilizado, gerando emprego e renda para a cidade de Natal, e ainda proporcionando lucro a CODERN”, observou Emerson Fernandes.

O TMP já recebeu quatro mil passageiros de navios de pequeno e médio porte, e deverá aumentar o fluxo, após a reunião que ocorrerá nesta terça-feira (12), na sede da CODERN, com representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), da MSC Cruzeiros e dos Secretários de Turismo do Estado e do Município de Natal, além de membros do trade turístico e entidades vinculadas.

Durante a visita com o Ministro de Portos também foi tratado sobre a construção do Berço 04 e o sistema de proteção na Ponte Newton Navarro. A construção do Berço 04 alinhado ao Berço 03 permitirá que o Porto de Natal tenha um cais com 360m contínuo e alinhado, podendo receber embarcações modernas.

A visita do Ministro Edinho Araújo foi acompanhada pelo Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pelo senador Garibaldi Filho, além de técnicos do Ministério de Portos e da CODERN.

IMG_3857

IMG_3862

 IMG_3868

IMG_3873