18 de abril de 2024
Turismo

Ministro do Turismo discute nova rota de cruzeiros para Natal‏

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (5) representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) para uma audiência sobre os desafios do turismo náutico. A redução da oferta de cruzeiros marítimos no Brasil foi um dos temas tratados na reunião, assim como a necessidade de ampliação dos destinos.

O Brasil tem hoje 10 navios de cruzeiros para o turismo náutico, metade do que havia há quatro anos. O presidente da Abremar, Marco Ferraz, relacionou o momento vivido pelo segmento com a falta de uma legislação clara e os altos custos de mercado. Porém, o segmento tem muito interesse em voltar a crescer e pediu apoio do ministro Henrique Alves na resolução de questões que impactam diretamente o setor.

Henrique Alves reforçou a importância dos cruzeiros para as economias locais e para o desenvolvimento econômico do país. “Um segmento que movimenta mais de R$ 1 bilhão durante uma temporada e gera mais de 15 mil empregos tem um grande potencial econômico, precisamos posicionar o produto e destravar as amarras que o impedem de crescer”, disse o ministro. A intenção é reverter essa curva descendente de crescimento e criar novas rotas, como uma específica para o Nordeste, para aproveitar o potencial da costa brasileira.

“Temos muito o que mostrar para estrangeiros e também brasileiros, que saem do Brasil para o Caribe enquanto temos praias paradisíacas aqui no nosso país”, reforçou Henrique Alves. 

NOVOS DESTINOS – A cidade de Natal está na lista de destinos que serão estudados pela Abremar para as próximas temporadas. A associação tem a intenção de criar uma rota fixa no Nordeste, dentro do projeto chamado “Brasil o ano todo”. O ministro Henrique Alves pediu atenção ao destino e reforçou a importância de atrair navios para Natal, com o compromisso de ajudar a Abremar no diálogo para viabilizar o destino.

Na próxima terça-feira (12), representantes da Abremar convidaram o ministro Henrique Alves para uma reunião na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) sobre o destino Natal.

050515MarcoFerraz_Pres_AssBrasDeCruzeirosMarÃ-timos_4727PM