O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu a entrega da Transposição do Rio São Francisco para o final de 2016. A declaração foi dada durante audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar as obras. Segundo ele, cerca de 74% do projeto está concluído e R$ 6 bilhões já foram investidos. O orçamento total da obra é de R$ 8,2 bilhões.

De acordo com o deputado Beto Rosado, único representante do Rio Grande do Norte na comissão, o relatório apresentado pelo ministro foi importante para elucidar a real situação das obras.  Durante a audiência, ele questionou Gilberto Occhi sobre o ramal que levará as águas do Velho Chico para a bacia do rio Apodi-Mossoró. Beto lembrou que esse trecho ainda não foi licitado e que a população do estado está preocupada, pois sem a ligação, a obra não chegará ao oeste do estado.

Ao deputado, o ministro respondeu que o projeto do ramal Apodi está sendo concluído. “Para esse ramal, estamos elaborando o projeto executivo. O nosso compromisso é envidar os esforços com o ministério do planejamento, o ministério da fazenda e a presidência da república, para que ao concluirmos o projeto, estabelecendo trechos e valores, possamos defender a inclusão dessa obra, que é importante para o Rio Grande do Norte, como um ramal da transposição.”

Foto: Cedida

Beto Rosado na Comissão do São Francisco