28 de março de 2024
Estado

Ministro garante que águas do Rio São Francisco chegarão ao RN entre setembro e outubro

Em audiência pública realizada a pedido da senadora Fatima Bezerra (PT), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o ministro da integração Pádua Andrade informou que o calendário da transposição do Rio São Francisco está mantido para 2018. Segundo ele, até o final de agosto, as águas chegarão ao Ceará. “No Rio Grande do Norte, as águas chegarão entre setembro e outubro”, garantiu.

DSC_1927

O ministro informou também que o projeto do ramal do Apodi está pronto e espera lançar o edital ainda este ano. “Após a conclusão dos eixos da transposição do Rio São Francisco, o desafio será dar andamento as obras complementares, como os ramais do Apodi (RN), do Piancó (PB) e do Agreste (PE)”, disse. “O edital (do Apodi) está pronto. No entanto, para lança-lo, é preciso já termos recursos para executar a obra. O valor do Ramal do Apodi é de R$ 2,2 milhões”, completou.

A senadora Fátima lembrou que a Comissão de Desenvolvimento Regional tem desempenhado papel muito importante no acompanhamento e na fiscalização da obra da transposição. “Esperamos que esse calendário seja mantido. Temos que estar cada vez mais mobilizados, para que este novo calendário não sofra mais atrasos”, enfatizou.

DSC_1891

“Eu tenho participado de sucessivas audiências no Ministério, feito despachos pessoais permanentes com o ministro, não paro de lutar pela finalização da transposição no meu estado porque tenho consciência de que ela é de interesse não só regional, como nacional”, destacou José Agripino.

O senador Garibaldi Filho ressaltou a expectativa da população do RN com a chegada das águas do Rio São Francisco e cobrou do Ministro Antônio de Pádua Andrade a possibilidade de apressar o fluxo de recursos para que as obras possam ser entregues na data estabelecida.

Do RN, a deputada federal Zenaide Maia (PHS) também participou da audiência pública e cobrou agilidade na obra, destacando sua importância para o Sertão Potiguar.