25 de abril de 2024
Estado

Ministro Paulo Guedes recebe governadora e bancada federal potiguar para tratar sobre crise financeira do RN

O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu em audiência nesta terça-feira (19) a governadora Fátima Bezerra (PT) e a bancada federal potiguar, onde foi discutida a crise financeira do RN.

Por meio de release à imprensa, o Governo do Estado informou que o Governo Federal está formatando um programa de socorro que atenda às necessidades daquelas unidades da federação menos endividadas com a União, mas que atualmente têm problemas para pagar salários e fornecedores em dia, como é o caso do Rio Grande do Norte.

O Plano de Equilíbrio Financeiro (PEF) é uma alternativa para que os Estados consigam dinheiro com mais agilidade. Parte dos valores economizados nos próximos quatro anos serão disponibilizados através de linha de crédito com aval da União para sanar as dívidas de curto prazo.

“O ministro foi claro ao dizer: os estados que adotarem medidas de recuperação fiscal, de controle das despesas, terão acesso a um aporte de recursos extras mais substancial”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Na audiência, a governadora explicou a atual situação financeira do Estado que compromete ainda a execução de inúmeras políticas públicas, essenciais ao funcionamento de programas nas áreas da segurança pública, da saúde e da educação. Disse ainda que adotou uma série de medidas para aumentar a arrecadação e reduzir gastos.

Também participaram da audiência a senadora Zenaide Maia, os deputados Natália Bonavides, Benes Leocádio, Rafael Motta, João Maia, Walter Alves, Beto Rosado e Fábio Faria, e o secretário de Estado Carlos Eduardo Xavier (Tributação).

Cabe uma pergunta: As medidas que a governadora diz ter tomado são suficientes para o RN ter acesso ao Plano de Equilíbrio Financeiro do Governo Federal?

Economia