23 de abril de 2024
Cotidiano

Morre o pós-doutor em educação, professor da UFRN, escritor e historiador, caicoense Muirakytan Macedo

A educação, a história e a cultura de Caicó ficam mais pobre.

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (07), o professor caicoense e historiador Muirakytan Kennedy de Macedo, 56 anos, vítima de câncer.

Historiador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade, Pós-Doutorado em Educação (UFRN).

Atuou como professor do Departamento de História do Ceres (UFRN).

Atualmente era Editor da Mneme – Revista de Humanidades.

Publicou os seguintes livros: Rústicos Cabedais: patrimônio e cotidiano familiar nos sertões da pecuária (Seridó-Séc. XVIII); A Penúltima Versão do Seridó – espaço e história no regionalismo seridoense; Caicó – uma viagem pela memória seridoense; Organizou os livros: Tronco, ramos e raízes! : história e patrimônio cultural do Seridó negro; Acari; Mestres do Seridó – Memória; Colégio Diocesano Seridoense : imagens do tempo e do espaço escolares.

Com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, atuou principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Norte, História da Escravidão, História da Família, História da Cultura Material, História do Corpo, Educação Patrimonial, Seridó, Caicó.

Será cremado e as cinzas serão levadas em seguida para Caicó.

Nossa solidariedade aos familiares e amigos.