23 de abril de 2024
Diversos

Morre Ricardo Brennand, aos 92 anos, vítima de Coronavírus

O empresário industrial e colecionador de arte Ricardo Brennand faleceu na madrugada do sábado (25), aos 92 anos, por complicações causadas pelo novo coronavírus. Prestes a comemorar aniversário, ele estava internado no Real Hospital Português, no Recife, desde o último domingo (19). De acordo com fontes ligadas à família, o pernambucano recebeu tratamento em casa no início dos sintomas, mas precisou ser internado após uma piora. Ricardo tinha problemas pulmonares. Ele deixa a esposa, Graça Maria, e sete filhos.

Duas missas serão celebradas neste sábado (25), na Paróquia de São Pedro, no Litoral Sul de Pernambuco, com transmissão ao vivo pela internet. Às 17h30, a celebração será feita pelo Padre Fred. Já às 20h, a liturgia será proferida pelo Padre Arlindo. A cerimônia será transmitiva pelo Facebook da Paróquia de São Pedro.

Ricardo Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 27 de maio de 1927. Ficou bastante conhecido por ter fundado o Instituto Ricardo Brennand (IRB), uma sociedade sem fins lucrativos localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e presidida pelo empresário desde 2002. O espaço agrega a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. Abriga ainda um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas. Em 2017, o IRB foi eleito como o melhor museu da América do Sul pelo site mundial de viagens TripAdvisor.