19 de abril de 2024
Sem categoria

Mossoró recebe Assembleia Itinerante nesta quinta

Homenagens as personalidades da região Oeste e entrega de títulos de cidadãos norte-rio-grandenses marcarão a Assembleia Itinerante que acontecerá nesta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Mossoró e no Teatro Dix-Huit Rosado.

Criada em 2005, a iniciativa aproxima os potiguares do Poder Legislativo, ao instalar temporariamente a Casa do Povo nos municípios do interior do Estado, abrindo espaço para discutir os anseios dos potiguares que moram fora da capital.

Mossoró foi a primeira cidade a receber a Assembleia Itinerante. Desta vez o evento marca as comemorações do 128º aniversário da abolição da escravidão, comemorado em 30 de setembro. Pioneira, a cidade extinguiu a escravatura antes mesmo da publicação da Lei Áurea.

A programação prevista é a seguinte:

10h – Sessão solene de instalação da Assembleia Itinerante

10h30 – Sessão ordinária

Local: Câmara Municipal de Mossoró

18h – Sessão Solene de entrega de títulos e homenagens a personalidades da região (seguida de coquetel para convidados)

20h30 – Apresentação do espetáculo “Auto da Liberdade”

Local: Teatro Dix-Huit Rosado

Homenageados

Medalha do mérito legislativo:

Pastor Anselmo Rodrigues da Costa (Propositora: deputada Larissa Rosado). Professor do Depto. de Filosofia da UERN, é responsável pela Casa de Apoio Betel, que atua na recuperação de dependentes de drogas.

Padre Flávio Augusto Forte de Melo (Propositora: deputada Larissa Rosado). É diretor da Rádio Rural de Mossoró e do Curso de Teologia da Faculdade Diocesana.

Monsenhor Sátiro Cavalcanti Dantas (Propositor: deputado Leonardo Nogueira). Construiu em Mossoró escolas voltadas para menores carentes, como a Escola Diocesana de Aprendizagem Mecânica.

Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti (‘in memorian’) (Propositor: deputado Leonardo Nogueira). Assuense, fundou a Emissora de Educação Rural de Mossoró.

Título de Cidadão norte-rio-grandense:

Sr. Lúcio Romero Marinho Pereira (Propositora: deputada Larissa Rosado). Paraibano, é promotor da 14º Promotoria Criminal de Mossoró.

Sra. Carla Virgínia Portela da Silva (Propositora: deputada Larissa Rosado). É juíza do TRE de Mossoró.

Sr. Francisco José Torres de Menezes (Propositora: deputada Larissa Rosado). Empresário cearense.

Padre Guido Tonelotto (‘in memorian’) (Propositor: deputado Leonardo Nogueira). Italiano, implantou o Projeto Esperança, que assiste crianças e jovens dos bairros pobres de Mossoró.

Dom José Freire de Oliveira Neto (Propositor: deputado Leonardo Nogueira). É bispo emérito da Diocese de Santa Luzia.

Medalha do mérito social “Dep. Maria do Céu Fernandes”:

Sra.Edy Lima Moura (Propositor: deputado Leonardo Nogueira). Contabilista, é presidente do abrigo de idosos Instituto Amantino Câmara.

Placa de Homenagem

Cem anos de nascimento do ex-governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia (Propositor: Dep. Ricardo Motta). Foi eleito prefeito de Mossoró em 1948. Governou o RN por apenas seis meses, em 1951, quando morreu em um acidente de avião, aos 40 anos. Foi o 17º entre os 21 filhos do casal Jerônimo Ribeiro Rosado e Isaura Rosado Maia.

A mesa dos trabalhos será composta pelo presidente Ricardo Motta; deputado Poti Junior, primeiro-secretário da mesa diretora; deputado Raimundo Fernandes, segundo-secretário da mesa diretora; governadora Rosalba Ciarlini; vice-governador Robinson Faria e demais autoridades.