19 de abril de 2024
Cultura

Movimento Ser Gentil e Toquinho: um show de gentileza

Neste sábado (13), o planeta celebra o Dia da Gentileza. A data, criada oficialmente no ano 2000, tem o objetivo de espalhar e semear o bem, motivar as boas ações na sociedade e, desta forma, contribuir na construção de um mundo mais gentil. Motivado pelo propósito do dia, em 2020 surgiu o Movimento Ser Gentil, que tem o objetivo de compartilhar, de maneira presencial e digital, a gentileza de suas diversas formas: entre pessoas, marcas, empresas e instituições.

Criado no Rio Grande do Norte, desde o início, o projeto foi entregue ao mundo por meio do site www.sergentil.com.br e do Instagram @sergentilsempre, que divulgam gentilezas baseadas em quatro pilares: compartilhar, espalhar, trocar e doar. Assim, todos podem ser gentis uns com os outros e com a comunidade em si. Para participar do movimento não há investimento, é preciso apenas ter vontade de fazer a diferença e impactar o próximo.

O movimento ganhou vida, tom e melodia, por meio da união do poeta, cordelista e declamador, Bráulio Bessa, com o cantor, compositor e violonista Toquinho. Juntos, eles criaram o manifesto cantado da gentileza, unindo o poema de Bráulio e a música de Toquinho com ilustração do potiguar Victor Bulhões. E se gentileza gera gentileza, as vibrações positivas conspiraram a favor do movimento.

Neste sábado (13), Toquinho estará em Natal para um show, no Teatro Riachuelo, às 21h, data em que o Teatro também se “vestirá” para receber o público de forma gentil, agregadora e repleta de propósito. O manifesto cantado estará no repertório do cantor e promete ser uma das atrações da noite.

Conheça o poema:
Ser gentil é ser semente que faz o bem florescer
Ser gentil é ser humano, é ser muito mais que ter
É ser mestre, é ser aluno, ensinar e aprender
É ser luz, conhecimento que faz o mundo acender
Ser gentil é ser trabalho, ser gentil é ser lazer
É ser balanço de rede, é ser suor a descer
Ser força, resiliência pra superar o sofrer
É ser fé e confiança na vida e no viver
É ser os olhos do outro, é ver o que o outro vê
Sentir a dor da ferida que nem está em você
Pois é, ser gentil é ser semente regada na correnteza de um grande rio de amor
Pela lei da natureza, quem brota dessa semente vira um pé de gentileza.

Foto: Marcos Hermes