23 de abril de 2024
Diversos

Mulheres também devem procurar o Urologista; Infecção e incontinência urinária são os principais problemas

Incontinência e infecção urinária são problemas comuns em mulheres e devem ser tratados por um especialista. Você faz parte da turma que acredita que urologista é médico exclusivo para homens? Segundo a urologista potiguar Karla Avelino, esses dois problemas de saúde, com causas distintas, atingem muito as mulheres.

“São duas doenças do trato urinário fáceis de se tratar se forem bem acompanhadas por especialista. Em alguns casos, as pacientes só chegam ao consultório do urologista quando o caso já é mais grave. O urologista é o especialista indicado para encontrar a causa dos problemas e tratar do começo ao fim”, explica. “A falta de conhecimento e às vezes até vergonha, acabam tardando o diagnóstico correto e o tratamento adequado”, complementa.

As mulheres também são muito suscetíveis a problemas de saúde urológicos, seja por conta da gestação e do parto, chegada da menopausa ou até mesmo por conta da anatomia do órgão genital feminino. O que pouca gente sabe é que alguns problemas no trato podem ser tratados por um urologista. Parte da população acredita que essa especialidade médica trata apenas de problemas relacionados à saúde masculina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 72% das mulheres ao redor do mundo. Cerca de 20% dos casos de incontinência são em mulheres adultas, e em idosas pode chegar a 50%.

Karla Avelino