19 de abril de 2024
Natal

Município de Natal terá mais 32 médicos

Os profissionais médicos com até três anos de formados que se interessam em trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) e ter especialidade na área de Saúde da Família podem se inscrever até esta sexta-feira (15) no Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), por meio do site www.maismedicos.saude.gov.br. O programa do governo federal disponibilizou 32 vagas para o município de Natal e os selecionados devem começar a atuar no início de março.

Segundo a agente administrativa do Núcleo de Provimentos e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Regina Vasconcelos, o objetivo do Provab é estimular e valorizar o profissional de saúde para atuação em equipes multiprofissionais na Atenção Básica e na Estratégia de Saúde da Família, nas unidades de saúde do município.

Ela explicou que as vagas foram abertas com a saída dos profissionais que optaram por receber a bonificação de 10% nas provas de residência médica em janeiro passado e estão encerrando a participação no programa. “Eles também têm a opção de migrar para o programa Mais Médicos, desde que continuem exercendo suas atividades no município. O prazo também é até amanhã (15)”.

MS seleciona candidatos

Após se inscreverem no site, os candidatos são selecionados pela equipe do próprio Ministério da Saúde, que remete a lista dos aprovados para a SMS. Os selecionados devem realizar a entrega dos documentos solicitados diretamente na sede da SMS, situada na Rua Fabrício Pedroza, nº 915, no bairro de Areia Preta.

Caso todas as vagas não sejam preenchidas nas duas chamadas para os médicos que possuam número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM Brasil), o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.