28 de março de 2024
Geral

Mutirão médico-humanitário voltado a imigrantes venezuelanos é iniciado em Roraima

O venezuelano Jhonatan Cavaliero é pai de Brender, de apenas 10 anos. Em seu país de origem, o garoto foi diagnosticado com linfoma, um tipo de câncer que ataca os linfonodos, em seu caso específico, no pescoço. Após submeter o filho a dois ciclos de quimioterapia, o tratamento foi interrompido por conta da situação econômica da Venezuela. Em um ato de desespero, o pai atravessou a fronteira com o Brasil levando consigo parte da família, histórias e esperança de salvar a vida do filho caçula.

Brender foi um dos imigrantes atendidos no primeiro dia de ação Ebserh Solidária. Dezenas de outros pacientes foram atendidos pelos profissionais que se voluntariaram para o mutirão de saúde. Os atendimentos iniciaram pela manhã e se estenderam no período da tarde. Nem mesmo a forte chuva – própria da região – impediu ação médico-humanitária promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra 40 hospitais universitários federais em todo o país.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter voluntário da ação e dos profissionais envolvidos, enfatizando ainda a questão estratégica na saúde pública brasileira. “Com esse mutirão, nós também beneficiamos a população de Roraima, pois aliviamos as filas para atendimento de saúde, hoje lotadas por venezuelanos. Temos de ter esse carinho e esse cuidado com o ser humano, independentemente do país em que nasceu”, salientou.