29 de março de 2024
Natal

Natal aplica 267 doses no Dia D do Sarampo e campanha continua

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) aplicou no último domingo (12), durante o Dia D da campanha contra o Sarampo, 267 doses da vacina nos Drives Via Direta e Nélio Dias. O número ainda é considerado baixo diante da meta de 46.630 pessoas de seis meses a menores de cinco anos a serem imunizadas na capital. Até o momento, o município completou 18% (8.424) do objetivo preconizado pelo Ministério da Saúde e a campanha continua com vacinação nas unidades básicas de saúde e pontos extras.

Além da vacina contra o Sarampo, os pontos extras também aplicaram 620 vacinas contra a Influenza. O total de doses aplicadas foi de 887, contando todos os imunobiológicos disponíveis (Sarampo e Influenza). É possível ver todas as informações sobre as fases, públicos, documentação e dúvidas em vacina.natal.rn.gov.br .

“Nas últimas campanhas de vacinação, apenas 69% (2021) e 83% (2020) das crianças foram vacinadas contra o sarampo, o ideal é que sejam sempre 95% do público-alvo. O sarampo é um vírus altamente contagioso e a principal forma de prevenção é a vacinação das nossas crianças. Também recomendamos que a população em geral vá ao posto de saúde verificar se está com todas as vacinas de rotina em dia”, indica o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

Os imunobiológicos da Tríplice Viral atuam contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba. É necessário que as crianças tenham pelo menos duas doses administradas para considerar o esquema vacinal completo. Ao tomar a primeira dose, os responsáveis devem retornar com a criança ao ponto vacinal após 30 dias para completar a imunização.

Foto: Divulgação SMS Natal