20 de abril de 2024
Natal

Natal atendeu 431 pessoas no primeiro dia do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais

A Prefeitura do Natal reforçou o atendimento de casos suspeitos de gripe com a criação do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, nesta quarta-feira (29), no Cemure. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) atendeu 431 pacientes no primeiro dia de funcionamento do serviço apenas neste local. 

Para o centro são encaminhados os casos leves das síndromes gripais, como coriza, tosse e a indicação é de que casos mais graves, como febre alta, prostração e dificuldades respiratórias, as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade. 

O Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais funciona de segunda a sexta-feira, no Cemure, das 08h às 17h, com atendimento médico e dispensação de medicamentos para qualquer munícipe de Natal com sintomas leves de gripe: tosse, coriza ou dor de cabeça, por exemplo. É necessário levar documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS para ser atendido no local.

A população também pode buscar qualquer Unidade Básica de Saúde para ter atendimento médico até às 15h; ou ainda uma das 10 unidades com horário estendido até 18h, sempre de segunda a sexta. Apenas em casos em que se apresenta dificuldade de respirar ou febre alta persistente, indica-se procurar a rede de urgência e emergência que funciona 24h por dia, formada pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) Potengi, Esperança, Pajuçara, Satélite, Hospital dos Pescadores ou Unidade Mista de Mãe Luiza. Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.